Primeiro dia com o Google Drive

Recebi hoje o meu disco, apesar de estar esperando pela ativação do mesmo desde o lançamento. O Google Drive trás a interface padronizada da Google que já estava sendo usada nos outros serviços. No meu caso o Drive está em inglês, porém acho que isso acontece pelo fato da minha conta estar toda definida em inglês. Depois tentarei testar em português.

A Versão Web:

Primeiramente falarei do site, você pode acessá-lo em http://drive.google.com/, ele trás uma interface bem agradável parecida com o que já tínhamos no Docs. Você pode baixar, abrir, editar, fazer upload, deletar arquivos e pastas, mover e etc. Em funcionalidade o serviço não perde nada para seus concorrentes.

O espaço é de 5GB e ao receber o disco você também recebe um aumento para 10GB no seu Gmail.

Você pode compartilhar arquivos com amigos, publicá-lo na Web ou aproveitar a integração com o Google+, a Google futuramente deve integrá-lo a serviços como o Picasa.

No Windows:
O Serviços também trás integração com o Windows, acontece da mesma forma que o Xbox e o Skydrve, é criada uma pasta nos favoritos (no caso do Windows 7) onde você pode sincornizar os arquivos apenas movendo-os pra lá. Os documentos continuam como no Docs, eles são incompatíveis com o Office, ao clicar neles é aberto uma janela do Docs no navegador. E os do office só abrem no Docs depois de feita uma conversão.

Essa forma nova pode ser uma boa jogada para diminuir o uso da plataforma da Microsoft e encorajar a adoção do Google Docs.
No Android:
No Android a mesma coisa, o Drive substitui o Google Docs, você tem a interface de gerenciamento como a da Web, você pode modificar seus arquivos online sem problemas.
O Google criou inicialmente uma boa experiência,  eu por exemplo apesar de ter 23GB no Dropbox, pretendo ir aos poucos usando mais o Docs, pela integração com os serviços da Google que eu já uso no meu Android.

Apesar de ter demorado, a google lançou com sucesso mais uma serviço, a empresa não deve ter prejuízos pela demora no lançamento. A jogada foi certeira e a Google não vai deixar fácil para a concorrência, pois segundo a equipe de desenvolvimento, cada vez mais o Drive será integrado nos serviços da Google, afinal a empresa investe no uso de tecnologias na nuvem a muito tempo e deve ter em seus laboratórios muito mais serviços como este.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário